Empréstimo do Governo: tudo sobre o Crédito do Trabalhador
Empréstimo do Governo: tudo sobre o Crédito do TrabalhadorData de publicação 29 de abril de 20258 minutos de leitura
Atualizado em: 24 de abril de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Quem tem direito a fazer empréstimo ou cartão consignado precisa considerar que há um limite para este crédito: é a chamada margem do consignado.
Nessa modalidade, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por essa razão, o crédito é oferecido com taxas de juros bastante atrativas. É para não comprometer demais a renda de aposentados, servidores e trabalhadores que o governo estabelece a margem consignável.
Entenda como funciona esse limite e qual a margem atual para as diferentes categorias.
A margem de consignado nada mais é do que um percentual máximo que pode ser usado para o pagamento de serviços de crédito consignado. Essa modalidade de crédito está disponível para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e trabalhadores com carteira assinada.
A margem consignável é equivalente à porcentagem do salário, aposentadoria, pensão ou benefício do usuário que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas de empréstimo ou da fatura do cartão de crédito consignado.
Trata-se de uma medida de proteção contra o superendividamento do consumidor que toma crédito, evitando prejuízos à sua saúde financeira. Vale lembrar que o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento ou do salário todos os meses – por isso, é também uma alternativa de crédito para quem está negativado.
Leia também | Cuidado com o golpe do empréstimo consignado
A margem do consignado muda de acordo com a categoria de beneficiário ou trabalhador. Confira a margem nos diferentes casos:
Categoria | Margem do consignado |
---|---|
Aposentados e pensionistas do INSS, titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) | 35% da renda para empréstimo consignado. 5% para o cartão de crédito consignado. 5% para o cartão consignado de benefício. |
Servidores públicos federais | 35% da renda para empréstimo consignado. 5% para o cartão de crédito consignado. 5% para o cartão consignado de benefício. |
Trabalhadores com carteira assinada | 35% da renda para empréstimo consignado. 5% para o cartão de crédito consignado. |
As alterações dos últimos anos levaram em consideração a situação econômica do país e avaliaram, a cada cenário, os riscos e vantagens de liberar mais crédito. A mudança que começou a valer em 2021, por exemplo, ampliava a margem de crédito como uma alternativa às dificuldades financeiras que as famílias enfrentavam no período da pandemia.
Naquele período, o Governo Federal aumentou em 5% a margem do empréstimo consignado. É por isso que a margem do consignado em 2021 foi de 40% excepcionalmente e ficou conhecida como margem emergencial. Durante essa fase, o número de pedidos de empréstimo consignado entre aposentados e pensionistas subiu de 32,5 milhões (em 2019) para 40,5 milhões (em 2021), segundo dados do INSS.
Leia também | Quando é possível cancelar empréstimo consignado
Não há previsão para aumentar a porcentagem da margem consignável. Entretanto, com o reajuste anual do salário-mínimo, automaticamente a margem consignável aumenta um pouco nos casos em que o benefício ou salário é calculado sobre este marcador.
Quem não quiser fazer o cálculo manualmente, pode consultar a margem através da internet.
Os servidores públicos federais podem acessar o extrato de margem consignável pelo app SouGov.br, disponível para Android ou iOS.
Existem plataformas próprias para verificar o extrato de margem consignável dos servidores estaduais e municipais, porém cada estado e município tem a sua.
O trabalhador contratado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pode consultar sua margem consignável na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Há diferentes maneiras de contratar um empréstimo consignado – depende principalmente em qual categoria o consumidor se encaixa. Confira:
Aposentados, pensionistas e servidores públicos podem procurar diretamente os bancos para simular e contratar um empréstimo. Antes de fechar contrato, é importante verificar se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central.
Para trabalhadores CLT, essa possibilidade ficará disponível apenas a partir do dia 25 de abril.
Com o novo programa Crédito do Trabalhador, o consignado privado CLT pode ser solicitado diretamente no app da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android ou iOS).
A plataforma do Serasa Crédito permite pesquisar as ofertas disponibilizadas pelas empresas parceiras e contratar empréstimo consignado – especialmente para aposentados e pensionistas.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Não encontrou a resposta para sua dúvida?
Ir para a Central de AjudaData de publicação 29 de abril de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 29 de abril de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 202518 minutos de leitura