Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Financiar Carro Com Nome Negativado

Como financiar carro com o nome negativado? Entenda

Será que posso financiar carro com nome sujo? Tire suas dúvidas na hora de comprar um carro.

Atualizado em: 14 de abril de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 13 minutos

Texto de: Time Serasa

O cliente obteve aprovação para empréstimo hipotecário após revisar os acordos financeiros descritos no contrato comercial. cliente, empréstimo, finanças, hipoteca, acordos, aprovação, contrato, negócio, financeiro, negócio

Será que é possível financiar carro com O nome negativado? De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo sobre endividamento realizado pela Serasa, em janeiro de 2025 mais de 74,60 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no país. Quem está nessa situação encontra diversas dificuldades no dia a dia, como financiar carro e conseguir crédito.

O acesso a qualquer modalidade de crédito, seja financiamento, empréstimo ou até mesmo cartão de crédito se torna mais difícil para quem tem o “nome sujo”. Mas até que ponto a negativação é um impedimento para a compra de um automóvel? 

Neste artigo, entenda se é possível financiar carro com o nome negativado e confira alternativas para financiar um veículo quando se está com restrição de crédito.

Leia também | Pesquisa avalia a relação do brasileiro com o automóvel

Afinal, é possível financiar carro com o nome negativado?

Como em qualquer operação de crédito, os consumidores podem ter o pedido negado na hora de solicitar um financiamento de automóvel. Isso pode acontecer independentemente de ele estar negativado ou não, pois cada empresa faz sua própria avaliação, com critérios próprios. 

Porém, quando o nome está negativado o financiamento fica mais distante, pois é uma modalidade de crédito que geralmente envolve altos valores em dinheiro.

Podemos dizer que não é impossível, mas é muito difícil mesmo ter um financiamento aprovado nessas condições.

No entanto, durante a análise de crédito as instituições financeiras avaliam outros fatores além da negativação para dar uma resposta ao solicitante. Quando o consumidor tem um bom relacionamento com a empresa, a instituição ainda pode apresentar alternativas de crédito, como um empréstimo pessoal, por exemplo.

É preciso ficar atento às taxas praticadas em casos assim. Normalmente as instituições financeiras compensam o risco dos contratos de crédito aplicando taxas de juros mais altas, que podem aumentar a dívida do consumidor.

Outro caminho é verificar se existe a possibilidade de obter uma proposta indicando um fiador. O fiador é um terceiro que assume a responsabilidade da dívida junto com o solicitante. O fiador poderá ser cobrado a pagar a dívida caso a pessoa não pague as parcelas em dia.  

Leia também | Como financiar um veículo?

Como funciona o financiamento de carro?

Para o parcelamento de um carro, o tipo de crédito utilizado é o financiamento, no qual a instituição financeira libera um valor em forma de crédito para uma finalidade específica.

O financiamento é uma relação entre três partes: o solicitante, o vendedor do carro – por exemplo, uma concessionária – e a instituição financeira.

Nessa relação, a instituição financeira paga o vendedor para que o solicitante possa receber o veículo imediatamente. Então, ele precisa devolver o valor em parcelas no prazo acordado, com juros e correção, à instituição financeira.

E, em caso de inadimplência, o banco tem a possibilidade de tomar o carro financiado, caso o pagamento não seja realizado nas condições previstas.

Leia também | Como financiar o próprio veículo: guia completo

Como a negativação afeta o financiamento de veículos

A negativação afeta o financiamento de veículos porque, para reduzir o risco da operação, a instituição financeira realiza uma análise de crédito dos consumidores antes de apresentar qualquer oferta de financiamento.

Essa análise basicamente acontece a partir da consulta do CPF e verificação do Score do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.

Por esse motivo, nem todos os consumidores conseguem aprovação para esse tipo de crédito, sobretudo aqueles que estão negativados.

No entanto, é preciso saber que aqui estamos nos referindo ao financiamento bancário tradicional, que é diferente de crédito para negativados.

Negativados podem conseguir, sim, sem grandes dificuldades, ter acesso a algumas formas de crédito.

Leia também | Qual Score é bom para financiamento?

Mas financiamento ou crédito para negativados vale a pena?

  • De forma geral, financiamento ou crédito negativado pode não valer a pena. Isso porque as linhas de crédito para este perfil de consumidor costumam oferecer desvantagens, como:

  • -       juros mais altos;
  • -       prazos mais curtos;
  • -       valores menores;
  • -       risco elevado de endividamento ao aceitar as taxas mais altas;
  • -       possibilidade de cair em golpes de crédito para negativados.


No entanto, para atender necessidades urgentes, como quitar dívidas, organizar finanças ou lidar com emergências financeiras, pode sim valer a pena.

Leia também | Como financiar imóvel: um guia prático

Alternativas para quem deseja financiar um carro com nome negativado

Mesmo com o nome restrito, existem opções para quem deseja adquirir um veículo. Veja algumas alternativas viáveis:

  1. Consórcio de veículos

    O consórcio é uma ótima solução, pois não exige aprovação de crédito inicialmente. Nesse modelo, um grupo de pessoas contribui com valores mensais, e os participantes são contemplados por sorteio ou lance para adquirir o bem.

    É ideal para quem tem tempo e quer planejar a compra sem depender de uma análise de crédito imediata.


  2. Financiamento em bancos que atendem negativados

    Alguns bancos e instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para negativados. Nessas modalidades, os juros costumam ser mais altos devido ao maior risco, mas são uma possibilidade para quem precisa de financiamento.


  3. Parcelamento direto com concessionárias ou vendedores

    Algumas concessionárias ou vendedores particulares oferecem opções de parcelamento sem passar por bancos ou financeiras. Esse tipo de acordo pode ser feito de forma mais flexível, dependendo das condições negociadas.

    Mas é fundamental formalizar o acordo por contrato, garantindo segurança jurídica para ambas as partes.


  4. Uso de um garantidor de crédito

    Apresentar um fiador ou oferecer a alienação de outro bem, como imóvel ou veículo já quitado, pode facilitar a aprovação do financiamento. Isso oferece segurança à instituição financeira, mesmo com restrições no CPF.

    Leia também | Simulador de financiamento de veículo

Como melhorar o score de crédito para conseguir aprovação?

Quem deseja elevar a pontuação para ter mais chances de um financiamento precisa estar consciente de que isso é um processo. De forma geral, a elevação do Score é resultado da mudança de comportamentos financeiros.

A única forma de aumentar rapidamente alguns pontos do Score é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Com a versão do Serasa Score em Tempo Real, essa atualização é feita na hora. Entretanto, este aumento é relativo apenas à dívida que antes estava negativada. A pontuação total considera também outros fatores, que dependem de tempo e constância.

  • Confira os hábitos que podem, pouco a pouco, ajudar a elevar o Score e facilitar aprovação de um financiamento:
  •          
  •         ●    Pague as contas sempre em dia.
  •         ●    Se estiver negativado, limpe seu nome. Ao pagar a dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome, o Score aumenta na hora.
  •         ●    Não faça muitas simulações de crédito em um curto espaço de tempo.
  •         ●    Mantenha seu cadastro na Serasa atualizado.
  •         ●    Tenha consciência de suas possibilidades ao pedir um crédito.
  •         ●    Tenha contas em seu nome e mantenha um bom relacionamento com o mercado de crédito. Conforme o tempo passa a partir dos primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito, por exemplo, o Score tende a aumentar.

 

Leia também | Qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?

Qual é a importância de estar com o nome limpo para financiar carro?

Como já mencionamos, é possível recorrer a alternativas para financiar carro estando negativado. No entanto, é melhor estar com a vida financeira em ordem na hora de fechar um financiamento.

Com o nome limpo, é mais provável conseguir ofertas de financiamento e maior poder de negociação. Lembre-se que os financiamentos são compromissos que podem durar anos. Portanto, depois de assinar o contrato, haverá um sério compromisso financeiro de médio prazo.

Para completar, com o nome limpo as taxas de juros oferecidas geralmente são mais baixas. Porém, tenha em mente que mesmo um financiamento com boas condições já aumenta consideravelmente o valor a ser pago em relação ao preço do carro à vista. Com taxas mais altas, inevitavelmente se pagará muito mais do que o veículo realmente vale.

Por esses motivos, em linhas gerais, não é a melhor ideia procurar um financiamento enquanto ainda está negativado. Em vez disso, você deve começar resolvendo suas situações de inadimplência. A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que você imagina.

Leia também | 7 dicas para conseguir financiar um apartamento

Dicas para limpar o nome e conseguir financiamento no futuro

Para regularizar sua situação financeira e garantir melhores condições de crédito no futuro, incluindo financiamento de carro, é fundamental quitar as dívidas e deixar as finanças em dia.

Para fazer isso com auxílio da Serasa, basta:

  1. Acessar a plataforma: entre no site ou aplicativo do Serasa Limpa Nome e faça login com seu CPF.

  2. Verificar suas dívidas: consulte as pendências registradas e analise as ofertas de negociação disponíveis.

  3. Escolher a melhor opção: avalie as condições de pagamento, como descontos para quitação à vista ou parcelamento.

  4. Formalizar o acordo: confirme a negociação e escolha a forma de pagamento que melhor se encaixa no seu orçamento.

  5. Acompanhar a atualização: após o pagamento, monitore seu CPF para garantir que a restrição seja removida.

  • E para evitar novas restrições no CPF é fundamental: 

  • -       Organizar suas finanças por meio de um orçamento mensal detalhado;
  • -       Usar aplicativos ou alarmes para não esquecer prazos de pagamento;
  • -       Não assumir dívidas que ultrapassem sua capacidade financeira;
  • -       Criar uma reserva de emergência.

  • Afinal, é indiscutível que manter um bom histórico financeiro é algo muito positivo para o consumidor. Isso porque promove vantagens, como:

  • -       Acesso facilitado ao crédito;
  • -       Taxas de juros mais baixas e prazos mais flexíveis;
  • -       Credibilidade no mercado;
  • -       Planejamento para o futuro.
  •  
  • Leia também | Como financiar faculdade: um guia prático

Negocie suas dívidas agora e saia da negativação com o Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Agora você já sabe se financiar carro com o nome negativado é uma possibilidade ou não e ainda descobriu como limpar o nome de maneira prática, pela internet. Aproveite agora para conferir se existe idade máxima para financiar veículo.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados