Posso financiar carro com o nome negativado?

Precisa comprar um veículo, mas está negativado? Neste artigo explicamos se é possível financiar carro nessa situação.

homem pensando se consegue financiar o carro com o nome negativo


Publicado em 15 de março de 2023

Será que é possível financiar carro com nome negativado? De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo sobre endividamento realizado pela Serasa, em janeiro de 2023 mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no país. Quem está nessa situação encontra diversas dificuldades no dia a dia, como financiar carro e conseguir crédito. 

O acesso a qualquer modalidade de crédito, seja financiamento, empréstimo ou até mesmo cartão de crédito, se torna mais difícil para quem tem o “nome sujo”. Mas até que ponto a negativação é um impedimento para a compra de um automóvel?  

Antes de conferir se é possível financiar carro com o nome negativado, vale explicar melhor essa situação. Quando falamos em “nome sujo na praça”, trata-se de uma expressão originada de um hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes, se pagavam certinho suas dívidas ou não.  

O termo "nome sujo", ou “nome sujo na praça”, ganhou popularidade entre os brasileiros e até hoje é utilizado para se referir a pessoas negativadas e com o CPF em birôs de crédito, como a Serasa. Ainda que esteja presente em nossa cultura, a expressão é inadequada e nem um pouco amigável. O correto é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes. 

Leia também | Pesquisa avalia a relação do brasileiro com o automóvel 

Afinal, é possível financiar carro com o nome negativado?

Como em qualquer operação de crédito, os consumidores podem ter o pedido negado na hora de solicitar um financiamento de automóvel. Isso pode acontecer independentemente de ele estar negativado ou não, pois cada empresa faz sua própria avaliação, com critérios próprios.  

Porém, quando o nome está negativado o financiamento fica mais distante, pois é uma modalidade de crédito que geralmente envolve altos valores em dinheiro. Podemos dizer que não é impossível, mas é muito difícil mesmo ter um financiamento aprovado nessas condições. 

No entanto, durante a análise de crédito as instituições financeiras avaliam outros fatores além da negativação para dar uma resposta ao solicitante. Quando o consumidor tem um bom relacionamento com a empresa, a instituição ainda pode apresentar alternativas de crédito, como um empréstimo pessoal, por exemplo. 

É preciso ficar atento às taxas praticadas em casos assim. Normalmente as instituições financeiras compensam o risco dos contratos de crédito aplicando taxas de juros mais altas, que podem aumentar a dívida do consumidor. 

Outro caminho é verificar se existe a possibilidade de obter uma proposta indicando um fiador. O fiador é um terceiro que assume a responsabilidade da dívida junto com o solicitante. O fiador poderá ser cobrado a pagar a dívida caso a pessoa não pague as parcelas em dia.  

Assista | Como funciona a análise de crédito?

Como funciona o financiamento de carro?

Para o parcelamento de um carro, o tipo de crédito utilizado é o financiamento, no qual a instituição financeira libera um valor em forma de crédito para uma finalidade específica. O financiamento é uma relação entre três partes: o solicitante, o vendedor do carro – por exemplo, uma concessionária – e a instituição financeira. 

Nessa relação, a instituição financeira paga o vendedor para que o solicitante possa receber o veículo imediatamente. Então, ele precisa devolver o valor em parcelas no prazo acordado, com juros e correção, à instituição financeira. 

Para reduzir o risco nessa relação, a instituição financeira também inclui garantias no contrato de financiamento. Uma delas é a possibilidade de tomar o carro, caso o pagamento não seja realizado nas condições previstas. 

Além disso, outra forma de reduzir o risco é fazer uma análise de crédito dos consumidores antes de apresentar qualquer oferta de financiamento. Por esse motivo, nem todos os consumidores conseguem aprovação para esse tipo de crédito. 

Leia também | Como financiar um veículo? 

Qual é a importância de estar com o nome limpo para financiar carro?

Como já mencionamos, é possível recorrer a alternativas para financiar carro estando negativado. No entanto, nossa recomendação é não seguir esse caminho, a menos que haja uma urgência muito grande para comprar ou trocar de carro no momento. É muito melhor estar com a vida financeira em ordem na hora de fechar um financiamento. 

Com o nome limpo, é mais provável conseguir ofertas de financiamento e maior poder de negociação. Lembre-se que os financiamentos são compromissos que podem durar anos. Portanto, depois de assinar o contrato, haverá um sério compromisso financeiro de médio prazo. 

Para completar, com o nome limpo as taxas de juros oferecidas geralmente são mais baixas. Porém, tenha em mente que mesmo um financiamento com boas condições já aumenta consideravelmente o valor a ser pago em relação ao preço do carro à vista. Com taxas mais altas, inevitavelmente se pagará muito mais do que o veículo realmente vale. 

Por esses motivos, não é a melhor ideia procurar um financiamento enquanto ainda está negativado. Em vez disso, você deve começar resolvendo suas situações de inadimplência. A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que você imagina. 

Como o Serasa Limpa Nome pode me ajudar?

Para retirar seu nome dos cadastros de proteção ao crédito antes de financiar carro, uma das soluções mais eficientes é o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, você pode fechar acordos e quitar suas dívidas em apenas 3 minutos. 

Depois de se cadastrar, acesse o Serasa Limpa Nome e consulte as dívidas disponíveis para negociação. Em seguida, avalie as ofertas disponíveis, se houver, e feche o acordo. Para terminar, é só realizar o pagamento. Se for uma dívida negativada e não houver outras, em até 5 dias úteis as restrições em seu CPF são retiradas. 

Na plataforma existem ofertas com desconto de até 90% em relação ao valor total da dívida. 

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.