Como comprar imóveis da Caixa à venda
Como comprar imóveis da Caixa à vendaData de publicação 6 de fevereiro de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de janeiro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 12 minutosTexto de: Time Serasa
Meu Score caiu do nada: o que houve? Se você chegou até aqui com esta questão, deve estar preocupado por ter se deparado com uma pontuação mais baixa e aparentemente sem motivo.
Entretanto, o Serasa Score nunca muda sem razão: ele é o reflexo do comportamento financeiro recente. Entenda como funciona o cálculo para saber por que o Score cai do nada (aparentemente) e conheça as ações para voltar a elevar os pontos.
O Serasa Score é uma pontuação de crédito individual, para cada consumidor com CPF, consultada pelas empresas antes de liberar crédito, como empréstimos ou financiamentos. O Score vai de 0 a 1.000 e esta pontuação indica ao mercado quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.
Por isso, quem já tem dívidas costuma ter dificuldade em conseguir crédito no mercado. O uso desta ferramenta evita o aumento da inadimplência, o que é positivo para os usuários, para as empresas e para a economia do país de forma geral.
Afinal, o que faz meu Score cair? O resultado do Score de cada pessoa respeita uma fórmula aplicada pela Serasa, calculada por inteligência artificial a partir de modelos estatísticos baseados em dados. A pontuação é fluida e sempre acompanha o comportamento financeiro do usuário. É natural e esperado que o Score aumente ou reduza em alguns momentos, já que as finanças estão sempre em movimento.
Por isso, é importante ter em mente que o Score nunca cai “do nada”. O mais comum é que o usuário não relacione ações recentes ao impacto no cálculo. Confira algumas razões que podem causar uma queda na pontuação:
A cada novo contrato, como empréstimo, parcelamento em loja ou até um cartão de crédito, o Score pode baixar. Contratar crédito significa que, por um período, parte da renda estará comprometida com esse acordo. Ao longo do tempo, se as faturas forem pagas em dia, a pontuação tende a subir novamente.
Fazer muitas simulações de crédito em um curto espaço de tempo pode reduzir a pontuação – mesmo que sejam online e que os contratos não sejam fechados depois. Isso acontece porque cada empresa consulta o CPF do cliente para fazer a oferta, e esse acesso fica registrado. O excesso de consultas é considerado um risco à inadimplência.
Quando uma dívida é negativada, ou seja, inscrita no cadastro de inadimplência da Serasa, o Score também é afetado. O registro de dívidas e outras pendências como cheques sem fundo, protestos e ações judiciais têm um peso de 21% no cálculo do Score.
Mesmo que as contas atrasadas não se transformem em negativação e sejam quitadas poucos dias depois, pagar faturas depois do vencimento prejudica o Score. Um consumidor que paga suas contas sempre em dia, com constância, é considerado um melhor pagador pelo mercado.
Alguns consumidores também podem notar alteração na pontuação depois de janeiro de 2025, para mais ou para menos. Nesta data o cálculo passou por uma nova atualização, criada para deixar a pontuação ainda mais precisa – o Score Serasa ganhou um foco mais concentrado em pagamentos e experiência com o mercado.
Nesta transição, é natural que algumas pontuações sofram mudanças na adaptação ao novo modelo.
O excesso de consultas de instituições financeiras a um CPF pode reduzir a pontuação porque isso é interpretado como uma necessidade urgente de dinheiro. Afinal, um consumidor que busca muitos empréstimos ou cartões indica ter menos capacidade financeira de assumir um novo contrato.
Entretando, a consulta ao própria ao Score feita pelo usuário na plataforma da Serasa não interfere na pontuação.
A Serasa conta com o Diagnóstico Score, um relatório personalizado que aponta dicas práticas para aumentar a pontuação de crédito, específicas para cada caso. O relatório analisa o histórico financeiro do consumidor nos últimos 12 meses, e é feito por especialistas da Serasa.
O Diagnóstico Score pode ser contratado na plataforma da Serasa, por R$9,99. O serviço identifica os fatores que estão prejudicando o Score e aponta caminhos para melhorar a pontuação. Entretanto, a compra do relatório não garante o aumento automático do Score – os pontos só aumentam se o comportamento financeiro mudar.
A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, pois leva em consideração as movimentações financeiras dos consumidores. Ela é dividida em quatro faixas de classificação. Se apesar da oscilação os pontos se mantiverem na mesma faixa, esse movimento não modifica muito o cenário de crédito.
Não é possível definir com exatidão quanto tempo demora para elevar o Score depois de aplicar mudanças no comportamento financeiro – o aumento normalmente não é automático. O importante é manter os hábitos com consistência.
A única forma de aumentar a pontuação na hora é ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome. Nesse caso, o Score atualiza em tempo real os pontos correspondentes àquela pendência.
Pontuação alta de crédito não é compatível com dívida pendente. Procure oportunidades de negociação como a plataforma Limpa Nome da Serasa, que oferece descontos de até 90% nas dívidas. Ao pagar a dívida no Pix, o Score aumenta na hora.
A constância dos bons hábitos de pagamento alimenta os dados do Cadastro Positivo e essas são as informações que têm maior peso no cálculo da Serasa.
Se possível, aguarde algum tempo entre um pedido e outro – de três a quatro consultas em um período de seis meses já podem prejudicar o Score. Para fazer simulações sem impactar a pontuação, busque ofertas pelo Serasa Crédito.
A cada mudança de endereço ou telefone é importante atualizar os dados na Serasa. Dessa forma, seu cadastro demonstra confiabilidade para o mercado.
O tempo de experiência com o mercado de crédito também conta no cálculo. Para contabilizar esse tempo, são consideradas informações como a data da primeira consulta de banco ao CPF e do primeiro cartão de crédito, por exemplo. Conforme o tempo passa, o Score tende a aumentar.
A pergunta “por que meu Score caiu do nada?” pode ser respondida com a consulta frequente à própria pontuação. Ela é importante para acompanhar as mudanças e entender o que pode ter levado a uma redução. O acesso ao Score é gratuito e pode ser feito a qualquer momento pelo consumidor.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
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