Meu score caiu do nada
Veja o que mudou com o Serasa Score 2.0
Autor: Serasa Ensina
Atualizado em 01 de fevereiro de 2023
"Meu Score caiu do nada: o que houve?". Pode acontecer de você também ter se deparado com essa pergunta recentemente. Mas não se preocupe! O Serasa Score passou por uma atualização e se tornou Serasa Score 2.0.
A atualização buscou acompanhar as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do país para entregar um serviço ainda melhor. A pontuação de crédito agora é calculada de outra forma, que leva em consideração esse novo cenário.
Atualização Score 2.0: maio/2021
A nova atualização do Score 2.0 usa como avaliação critérios divididos em diversas categorias.
As consultas para serviço e crédito somam 17,8%. O crédito contratado vale 7,9%, enquanto o peso do histórico de dívidas é de 13,7%. Também são considerados o pagamento de crédito (43,6%), o pagamento de dívidas (5,5%) e o tempo de uso do crédito (10,1%).
Além da nova maneira de calcular o Score, também foram alteradas as pontuações das quatro faixas de classificação. Agora, elas ficam da seguinte forma.
● Muito bom: 701 a 1.000.
● Bom: 501 a 700.
● Regular: 301 a 500.
● Baixo: 0 a 300.
Pago minhas contas em dia e meu Score baixou
Esta pode ser uma dúvida recorrente: “pago minhas contas em dia e meu Score baixou”. Realmente pode acontecer, pois os critérios de pontuação levam em consideração outros fatores também. Porém, se você paga seus débitos em dia, não se preocupe, pois a tendência é ter um bom Score.
Por que meu Score fica oscilando?
A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, pois leva em consideração as movimentações financeiras dos consumidores. Caso haja oscilação de até 50 pontos, não se preocupe, pois é uma variação normal e que não modifica muito o cenário de crédito.
Quanto tempo demora para aumentar o Serasa Score?
Não é possível definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o score. O sistema é dinâmico e acompanha as movimentações financeiras do consumidor. Se você gostaria de ter mais pontos, veja as principais dicas de como aumentar o Score.
1. Limpe o seu nome (caso tenha dívidas negativadas).
2. Pague as dívidas em dia.
3. Utilize o Cadastro Positivo.
4. Peça crédito com cautela e moderação, pois cada contrato novo de empréstimo, financiamento ou cartão pode fazer a pontuação cair.
Meu Score caiu do nada: o que fazer?
Questionamentos como “por que meu Score caiu 300 pontos?”, “simular financiamento abaixa o Score?” e “por que meu Score caiu do nada?” são comuns.
Embora haja diversos fatores, como vimos, quem paga as contas em dia e não tem o nome negativado tende a ter boa pontuação.
“Mas meu Score caiu do nada!”. Se isso aconteceu com você, é possível verificar os motivos para que isso tenha acontecido no site da Serasa. Quando for consultar o Score, clique em “Entenda seu Serasa Score”.
O Cadastro Positivo tem grande peso no Serasa Score 2.0
No Cadastro Positivo, o consumidor registra também as contas pagas, e não somente as dívidas. Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.
Mitos e verdades do Serasa Score
Consultar o próprio Score diminui a pontuação? CPF na nota aumenta Score? Pagar para aumentar Score? Você provavelmente já se perguntou uma dessas questões para conseguir sua pontuação nas alturas. Confira no vídeo os mitos e verdades mais comuns!
Quer saber mais sobre o Serasa Score?
Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.
No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!