Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Score Subindo Descendo

Por que o Score fica subindo e descendo?

Variações na pontuação de crédito são normais e esperadas. Entenda a dinâmica do Serasa Score.

Publicado em: 29 de janeiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

O acesso sem fio é o caminho a seguir

Quem acompanha com regularidade a pontuação de crédito da Serasa pode ter se perguntado em algum momento: “Por que o Score fica subindo e descendo?”. Isso porque a pontuação pode variar ao longo do tempo.

Não há motivo para preocupação. O Score não cai “do nada”. É natural que ele varie um pouco, conforme o momento financeiro e alguma nova informação. Entenda como isso ocorre e quando a variação deve ser vista como sinal de alerta.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa: dicas para aumentar a pontuação

Por que o Score fica subindo e descendo?

O Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1.000 e sinaliza para o mercado as chances de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses.

A pontuação não é um rótulo nem define uma pessoa. É o reflexo de um momento da vida financeira. Por isso mesmo espera-se que o Score mude ao longo dos meses, pois há fases de maior estabilidade e outras em que as contas apertam mais. Assim, o Serasa Score reflete essas flutuações. Por exemplo: ações como a contratação de um cartão de crédito novo podem impactar a pontuação inicialmente, mas conforme as faturas vão sendo pagas em dia a tendência é recuperar a pontuação perdida.

Leia também | Por que meu Score baixou do nada? Entenda as variações

Meu Score baixou: quando devo me preocupar?

Apesar de ser natural que a pontuação mude um pouco ao longo dos meses, é preciso ficar alerta quando o Score cai para uma faixa de classificação mais baixa. Entenda como funciona a pontuação:

PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

Ou seja: se um Score de 650 pontos tem uma redução de 50 pontos, isso não vai fazer muita diferença frente ao mercado, já que a classificação continua sendo considerada boa. Entretanto, se a pontuação baixar para 500 pontos ou menos, ela entra em outra faixa, com redução da chance de obter crédito.

Leia também | Qual Score é bom para financiamento?

Por que meu Score baixou se pago tudo em dia?

Pagar as contas em dia é fundamental para uma boa pontuação, mas há outros critérios que são considerados. Entenda o que pode ter reduzido o Serasa Score nesse caso:

  • ●     Cartão de crédito novo

Uma contratação recente de cartão de crédito pode reduzir o Serasa Score por um tempo, pois há comprometimento com um novo contrato financeiro. Conforme as faturas vão sendo pagas, a tendência é a pontuação retornar. 

  • ●     Solicitação de empréstimo

Assim como acontece com o cartão de crédito, a contratação de empréstimos também pode mudar a pontuação, já que o compromisso altera a capacidade financeira. Com o passar do tempo, se as parcelas forem pagas em dia, a tendência é que o Serasa Score volte a subir.

  • ●     Muitas simulações de crédito

Mesmo que o usuário não contrate um novo cartão de crédito ou um empréstimo, o excesso de simulações simultâneas em bancos e financeiras pode reduzir um pouco a pontuação. Essa atitude é interpretada como necessidade urgente de crédito.

Uma dica: as simulações feitas pelo Serasa Crédito não impactam negativamente o Serasa Score.

  • ●     Pouco histórico no Cadastro Positivo

O histórico de bom pagamento do consumidor fica registrado no Cadastro Positivo e serve de base para o Serasa Score calcular o fator “compromisso com o crédito”. Entretanto, nem todas as contas estão registradas ali. O Cadastro Positivo normalmente contém histórico de contas como fatura de cartão de crédito, parcela de empréstimo ou financiamento, além de contas de consumo, como água e energia.

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Como saber por que meu Score baixou?

Ao acessar o site ou aplicativo da Serasa para consultar o Score, a plataforma sempre explica o que fez a pontuação aumentar ou diminuir. Dessa forma, a consulta ao Serasa Score funciona também como uma maneira de obter um diagnóstico da vida financeira.

Por exemplo: a plataforma pode indicar que a pontuação baixou porque novos cartões de crédito foram contratados, ou que os pontos aumentaram depois do pagamento de uma dívida. Por isso, é importante manter o hábito da consulta, mesmo para quem não está interessado em solicitar crédito no momento.

A consulta ao Serasa Score é gratuita e pode ser feita quantas vezes o usuário desejar. Basta acessar o site ou aplicativo da Serasa (Android e na iOS) e cadastrar-se ou fazer login.

Leia também | Como consultar meu Score? Confira o passo a passo

Serasa Premium avisa quando o Score aumenta ou diminui

O serviço de assinatura da Serasa avisa quando há variação do Score. Além disso, o Serasa Premium monitora 24 horas por dia o CPF e o CNPJ, trazendo informações e alertas também sobre consultas ao CPF, vazamento de dados na dark web, negativações e muito mais.  

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●     seu CPF e CNPJ for consultado;
  • ●     seu Serasa Score variar;
  • ●     uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores);
  • ●     seus dados vazarem na dark web. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.5 de 5

Artigos relacionados