Muitas pessoas perderam o emprego nos últimos anos e sentiram o dinheiro ficar ainda mais curto do que o mês. As famílias precisaram fazer escolhas de quais contas pagar e, por isso, muitas pessoas acabaram com o nome sujo.

Negocie suas dívidas agora

De acordo com a Serasa Experian, mais de 60 milhões de brasileiros possuem alguma dívida. O número é um recorde histórico. A crise econômica e o desemprego são os principais motivos para o aumento da inadimplência.

A decisão de incluir o nome do consumidor na Serasa é feita pela empresa que não recebeu o pagamento da conta. E é ela que tira o nome do cliente da lista, após o pagamento da dívida.

MAS QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE TER O NOME SUJO NA SERASA?

Normalmente, as empresas tentam negociar com o cliente antes de incluir o nome dele na Serasa. Elas dão um prazo para que a conta seja paga. Só após esse prazo o nome do consumidor é enviado para o cadastro de inadimplentes.

DIFICULDADE DE CONSEGUIR UM CREDIÁRIO

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

Compare empréstimos e cartões de crédito sem impactar sua pontuação

SEU SERASA SCORE PODE CAIR

O nome negativo também prejudica no seu Serasa Score. A pontuação é bastante afetada para os consumidores que estão com o nome sujo. Se você está nessa situação, a dica é negociar a dívida o quanto antes, para que o seu score possa subir novamente.

Consulte grátis seu Score

OUTRAS OPÇÕES DE CRÉDITO PODEM SER SUSPENSAS

Além de ter dificuldade em conseguir novos créditos, os bancos podem cancelar o cheque especial e suspender a entrega de talão de cheques. Isso vai dificultar ainda mais as suas opções de levantar dinheiro para quitar a dívida.

COMO SABER SE MEU NOME ESTÁ SUJO?

Para saber se existe alguma dívida no seu nome, você terá consultar o seu CPF. O jeito mais prático e fácil de fazer isso é pelo site da Serasa. O melhor de tudo, é grátis. Você pode consultar o seu nome quantas vezes precisar e é de graça.

COMO LIMPAR O MEU NOME NA SERASA?

Se você descobriu que tem uma dívida, o caminho é procurar o credor e negociar. Essa é a única forma de limpar o seu nome. Para ajudar quem está neste processo existe o Serasa Limpa Nome. Por meio da internet, você pode entrar e contato com o seu credor, negociar e pagar o boleto do acordo.

MAS A DÍVIDA NÃO DESAPARECE DEPOIS DE 5 ANOS?

Não! Mesmo que a dívida ultrapasse 5 anos e saia do cadastro da Serasa, o débito não some. O seu credor ainda ficará com o valor pendente de pagamento. Por isso, o melhor caminho é quitar a dívida o quanto antes, limpar seu nome e deixar a lista de inadimplentes da Serasa.

Com todas as informações, você já sabe o que acontece com quem ficou com o nome sujo. E o principal, sabe como sair dessa situação. Então, agora é manter o CPF limpo e aumentar seu Serasa Score. Para mais dicas, se inscreva em nosso canal no YouTube e escute o nosso podcast.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora