Posso financiar imóvel com o nome negativado? Entenda

Pensa em comprar um imóvel, mas está com o nome negativado? Neste artigo, explicamos se é possível financiar imóvel nessa situação.

Realizar o sonho da casa própria sempre lidera a lista de desejos dos brasileiros. E nesse caso, financiar imóvel é a primeira ideia que surge para conseguir atingir essa meta. Mas, da mesma forma, existem várias dificuldades para quem tenta esse caminho.

moedas com um papel em cima fazendo formato de casas

Não são raros os casos de pessoas que, mesmo com toda a documentação necessária para tentar o financiamento, não conseguem a liberação do crédito. Um dos principais motivos é o nome sujo na praça, que pode dificultar essas e várias outras situações de pedido de crédito.

De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Para essas pessoas, será que é possível financiar imóvel com o nome sujo? É isso que você vai descobrir agora.

Afinal, consigo financiar imóvel com o nome sujo?

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

Ainda há um ponto importante para destacar: além da comprovação de renda, os bancos e instituições financeiras usam outros critérios para decidir se vão liberar ou não o financiamento. Um desses critérios mais importantes é a pontuação de crédito do consumidor, que, na Serasa, é chamada de Serasa Score 2.0.

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de um consumidor. Ela vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances que cada pessoa tem de pagar suas contas em dia. Na prática, quanto mais alta for sua pontuação, mais chances você tem de conseguir crédito – e com melhores condições.

E muita gente se pergunta se há uma pontuação mínima para conseguir o financiamento. Esse número não existe, porque o Score é apenas um dos itens avaliados, mas uma coisa é certa: dificilmente você estará com uma pontuação considerada boa (acima de 500 pontos) caso tenha seu nome negativado.

Qual é a importância de estar com o “nome limpo” para financiar imóvel?

A partir desse entendimento sobre o impacto de ter o nome sujo na praça, já é fácil saber por que tem tanta gente querendo descobrir o que fazer para limpar o seu.

Além de aumentar as chances de financiar imóvel, isso facilita o seu acesso a crédito, em serviços como:

  • Empréstimos;

  • Financiamento;

  • Compras parceladas;

  • Assinatura de serviços;

  • Limites em cartões de crédito.

Seja qual for o tipo de crédito contratado, pagar suas contas em dia ajuda a aumentar o seu Score alto e manter seu nome limpo. Quanto mais você honra com seus compromissos financeiros, mais você demonstra ao mercado que está com a vida financeira organizada. Assim, fica mais fácil conseguir novos créditos.

Quais outros fatores devo considerar antes de financiar um imóvel?

Assumir um financiamento é um compromisso importante que você provavelmente carregará por bastante tempo. É comum que o contrato seja fechado para pagamentos que duram de 15 a 30 anos.

Nesse caso, você precisa levar em consideração, por exemplo, que não basta ter só um salário compatível com o valor do apartamento que se quer comprar. Afinal, você precisa arcar com outras despesas, não é mesmo?

O planejamento financeiro a longo prazo é fundamental para que o valor do financiamento não se torne uma nova dívida fora de controle. Analise a sua renda, compare-a com as suas despesas mensais e nunca comprometa mais de 30% do seu orçamento mensal com o pagamento de prestações. É o que os especialistas recomendam para evitar o superendividamento.

Como funciona o financiamento de imóvel?

Financiar imóvel é, na prática, uma abertura de crédito feita pelos bancos. Você adquire uma casa ou apartamento com os recursos da instituição financeira e você pega esse valor em parcelas mensais, conforme acordado em contrato.

O processo de financiamento pode sofrer variações de acordo com a instituição financeira, mas, de modo geral, passa pelas seguintes etapas:
  1. Simulação: os bancos disponibilizam essa ferramenta onde você escolhe a opção de financiamento (que pode ser para aquisição de um novo, usado ou até mesmo para construção), os valores aproximados do imóvel e a localização desejada. Nesta fase, você também compartilha as suas informações pessoais, incluindo sua renda atual;

  2. Análise de crédito: após fazer a simulação, os bancos conferem a documentação pessoal e comprovantes de renda para validar a aprovação;

  3. Avaliação da propriedade: uma vez concedida a aprovação, a propriedade que está sendo financiada precisa ser avaliada usando os documentos e formulários de propriedade exigidos;

  4. Fechamento do contrato: quando todo o processo é finalizado, o comprador e o banco finalizam e assinam o contrato na agência local;

  5. Registro em cartório: após a assinatura do contrato, ele deverá ser autenticado. O reconhecimento em firma deve ser entregue na agência do banco local para que os valores sejam transferidos.

A aprovação preliminar para financiar imóvel pode vir rapidamente e até ser recebida através de uma mensagem de texto do próprio banco.

Quero financiar imóvel, mas estou com o nome sujo. Como a Serasa pode me ajudar?

Como já mencionamos, estar com o nome sujo é um grande empecilho para obter qualquer modalidade de crédito, o que inclui financiar um imóvel. Por isso, quem deseja comprar a casa própria e está negativado precisa, antes de mais nada, regularizar a sua situação financeira.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país, e é por meio desse serviço que a Serasa ajuda o consumidor a quitar suas dívidas com condições especiais. No site ou aplicativo da Serasa, você encontra para negociar seus débitos e fechar acordos com descontos que podem chegar a 90%.

Para conferir as ofertas disponíveis para você, basta acessar o site do Serasa Limpa Nome ou baixar o aplicativo da Serasa gratuitamente, pelo Google Play ou na App Store. Depois de entrar com seu CPF e senha, é só conferir se a empresa com a qual você deseja negociar é uma parceira da Serasa.

Em seguida, escolha a melhor opção de pagamento, feche o acordo e gere o boleto em poucos minutos. Após a quitação da primeira parcela, se essa for a sua única dívida, seu nome estará limpo em até cinco dias úteis. Aí, fica mais fácil voltar a buscar crédito no mercado.

Limpa Nome

Agora que você já sabe que para financiar imóvel é preciso ter o nome limpo, busque regularizar suas dívidas o quanto antes. Caso a empresa não seja uma parceira do Serasa Limpa, entre em contato diretamente com ela para negociar os débitos.