Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Como Ter Bom Score

Como ter um bom Score: oito dicas

Tudo começa com bons hábitos financeiros: acompanhe oito dicas para construir um bom Score ao longo do tempo.

Publicado em: 8 de abril de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Close up de uma mão segurando um telefone celular

Antes de saber como ter um bom Score, é importante lembrar que para aumentar a pontuação de crédito é essencial ter consistência e hábitos financeiros positivos. Não há fórmula mágica para aumentar o Score de uma hora para outra.

Um bom Score se forma dia a dia, a partir de escolhas responsáveis e do uso consciente de crédito e recursos. Conheça oito dicas que podem ser colocadas em prática imediatamente para aumentar as chances de aumentar a pontuação ao longo do tempo.

Assista | Três dicas para aumentar o Score Serasa

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que indica para o mercado as chances de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. O Score vai de 0 a 1.000 – quanto mais alto, maior a possibilidade de conseguir crédito.

Esses pontos são atribuídos a cada CPF, e o cálculo é feito com base em diferentes pesos e fatores. As empresas, antes de liberar crédito em forma de empréstimo, cartão de crédito ou financiamento por exemplo, podem consultar o Serasa Score do cliente para saber se a negociação é segura. Essa é uma forma de evitar a inadimplência e prejuízos para a empresa.

Oito dicas para ter um bom Serasa Score

São os hábitos do dia a dia que levarão à construção de um bom Score. Apesar de a mudança de pontuação não acontecer de uma hora para outra, diversas decisões financeiras podem contribuir para o aumento do Score.

Acompanhe oito dicas.

  1. Pague os boletos em dia

    O fator que tem mais peso no cálculo do Score é o compromisso com o crédito: as contas pagas em dia, que ficam registradas no Cadastro Positivo. Nesse banco de dados estão as informações sobre os pagamentos de contas como luz, água e telefone, além de compromissos como financiamentos, empréstimos e faturas do cartão.

    Poucos dias de atraso já podem prejudicar o histórico do Cadastro Positivo. Por isso, fique atento ao dia de vencimentos dos boletos: a funcionalidade Minhas Contas, da Carteira Digital da Serasa, emite alertas e ajuda a lembrar da data.

     

  2. Use o cartão de crédito

    Um Cadastro Positivo com mais informações pode fortalecer a avaliação do compromisso com o crédito. O uso constante do cartão ajuda a criar esse histórico, importante especialmente para quem não paga empréstimos, financiamentos ou não tem contas de consumo em seu nome.

    Porém, usar o cartão de crédito só é positivo para o Score quando as faturas são pagas sempre em dia. O atraso no pagamento tem efeito contrário, pode baixar a pontuação.

     

  3. Renegocie dívidas se tiver uma negativação

    Um Serasa Score com pontuação alta indica ao mercado que o consumidor é um bom pagador. Portanto, estar negativado vai na contramão desse objetivo. Cerca de um terço do peso do cálculo do Score considera dívidas e pendências, e para poder aumentar os pontos é importante regularizá-las. 

    Ao sair da negativação, o Score tende a crescer ao longo do tempo, e assim aumentam as chances de conseguir crédito. Na plataforma Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas com desconto e em poucos minutos – pelo site, app (Android e iOS), WhatsApp ou até em uma agência dos Correios.

     

  4. Ative a Conexão Bancária

    A Conexão Bancária é uma função da versão 3.0 do Serasa Score. Essa ferramenta conecta os dados bancários do usuário à plataforma da Serasa, em modo leitura. O objetivo é deixar o cálculo do Score ainda mais justo e assertivo. Quando os dados como extrato de conta e movimentações bancárias são positivos e relevantes, a pontuação pode aumentar.

    A conexão só é feita com a solicitação e autorização do usuário, no site da Serasa. É importante ressaltar que a Conexão Bancária nunca reduzirá a pontuação, mesmo que os dados de conta estiverem negativos. A pontuação aumentará ou permanecerá igual após a conexão.

     

  5. Peça empréstimo com consciência

    Ao pedir crédito, a capacidade de cumprir com novos compromissos financeiros fica comprometida. Quanto maior o número parcelas, cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos contratados, maior o risco de endividamento.

     

  6. Evite simular crédito com muita frequência

    O excesso de simulações de crédito também pode diminuir o Score, mesmo quando o contrato não é finalizado. Isso porque as consultas ao CPF feitas pelas empresas ficam registradas, e quando há muitas ao mesmo tempo isso pode ser interpretado como uma necessidade urgente de dinheiro.

    O ideal é aguardar pelo menos três meses entre um pedido e outro. Vale ressaltar, porém, que as análises de empréstimo e cartão de crédito simuladas no Serasa Crédito não prejudicam o Serasa Score.

     

  7. Acompanhe o Score regularmente

    Acessar com frequência o Serasa Score é importante para ficar alerta aos movimentos dos pontos. Um bom Score se constrói pouco a pouco, por isso não é aconselhável conhecer a pontuação apenas quando se precisa de crédito.

    Ao acompanhar a movimentação, é possível entender quais comportamentos estão influenciando a pontuação e ter mais controle sobre a vida financeira de forma geral.

     

  8. Mantenha os dados atualizados na base da Serasa

    Um cliente com as informações atualizadas na base de dados Serasa torna-se mais confiável para o mercado. Ao trocar de telefone, endereço ou e-mail, por exemplo, lembre-se de atualizar essas informações no site da Serasa, junto ao seu cadastro. 

    Leia também | Saiba tudo sobre o Score no guia oficial da Serasa

Como acessar o Score a qualquer momento

A consulta ao Serasa Score é rápida e gratuita, basta ter um cadastro no site da Serasa. Para consultar, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados