Dia do Adulto: 7 dicas de saúde financeira nessa fase da vida

Comemorado no dia 15 de janeiro, o Dia do Adulto pode ser um momento de refletir e mudar alguns hábitos financeiros. Confira 7 dicas essenciais!

homem olhando para o computador


Autor: Sara Moreira

Publicado em 10 de janeiro de 2023

Sim, existe o Dia do Adulto: 15 de janeiro. Então, quem completou 18 anos de idade, já tem essa data para comemorar – junto com os boletos, o apego aos potes e o saudosismo dos tempos "antigos", não é mesmo? 

Brincadeiras à parte, na fase adulta da vida, decisões passam a ter maior importância, já que as pessoas assumem responsabilidades em várias áreas da vida pessoal e profissional. E sabemos que grande parte dessas decisões envolvem dinheiro.  

Nesse caso, precisamos falar sobre a importância de desenvolver bons hábitos financeiros. São eles que ajudarão na construção de uma boa qualidade de vida para o adulto.  

Por isso, a Serasa começa 2023 com dicas simples de educação financeira para serem adotadas ainda no começo do ano. Vamos lá?  

1. Crie um planejamento financeiro pessoal

Sempre falamos aqui no blog da Serasa sobre a importância da educação financeira na vida do cidadão. E não é para menos: o endividamento é uma das coisas que tiram o sono dos brasileiros. 

Pesquisa inédita de 2022 da Serasa em parceria com a Opinion Box mostrou que não conseguir pagar as dívidas traz prejuízos em várias áreas da vida das pessoas – não apenas no bolso.  

Um exemplo é que 83% dos entrevistados disseram que têm problemas de insônia por causa das dívidas e 63% afirmaram ter problemas no relacionamento amoroso.  

Portanto, aproveite o Dia do Adulto para criar um planejamento financeiro pessoal. Trata-se de uma planilha de controle de todos os gastos e entradas de dinheiro. Assim, fica mais fácil evitar as dívidas e realizar objetivos financeiros. 

Leia também | O que é e como montar uma planilha de gastos 

2. Adulto precisa ter uma reserva de emergência

O Dia do Adulto precisa gerar uma reflexão: e se acontecer algum imprevisto? E se o carro quebrar ou se o filho precisar de um tratamento médico?  

Ter uma reserva de emergência é fundamental para todo adulto. Na prática, é o valor correspondente entre 6 e 12 meses das despesas pessoais e familiares.  

Caso algum imprevisto aconteça, o dinheiro será retirado dessa reserva – sem comprometer o orçamento mensal. E depois de usado, é preciso reabastecê-la.  

Temos um post bem completo sobre como calcular e onde guardar a reserva de emergência.   

Assista | Onde investir a reserva de emergência? Serasa Ensina

3. Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

O Dia do Adulto também pode ser aproveitado para colocar no papel os objetivos pessoais e familiares. Afinal, quando somos adultos, grande parte das decisões precisam ser pensadas e planejadas. 

Por isso, reflita e escreva: 

Objetivos de curto prazo: são os que levam até 1 ano para serem concretizados. Exemplos: fazer uma viagem; trocar de computador ou smartphone; reformar um cômodo da casa.    

Objetivos de médio prazo: são os que levam entre 1 e 5 anos para serem concretizados. Exemplos: trocar de carro; construir a reserva de emergência; pagar a festa de casamento.  

Objetivos de longo prazo: são os que levam mais de 5 anos para serem concretizados. Exemplos: comprar a casa própria; construir a aposentadoria.   

Leia também | Conheça 6 opções de aplicativo para controle financeiro 

4. Tenha uma renda extra

Uma boa dica de como organizar sua vida financeira é sempre ter aquela renda extra durante o mês. Ela ajuda a pagar dívidas, a construir a reserva de emergência, a investir e também a realizar os objetivos da dica anterior. 

Com a internet, não é nem preciso sair de casa. Existem várias opções de trabalhos totalmente online, ou ainda, que são físicos, mas que podem ser construídos em casa.  

Leia também | Renda extra 2023: conheça ideias promissoras de negócios

5. Comece a investir

A vida financeira do adulto também precisa ser construída pensando no futuro. E investir entra nessa lista de tarefas. 

Sabe a construção da aposentadoria ou o dinheiro da entrada do financiamento imobiliário? Com os investimentos certos, o retorno pode ajudar a acelerar essas conquistas.  

Existem dois tipos de investimentos: renda fixa e renda variável. Os dois precisam compor a carteira de investimentos dos adultos – no entanto, os iniciantes podem começar na renda fixa.  

E ao contrário do que se imagina, é simples "entrar nesse mundo" e nem é preciso ter muito dinheiro. Existem, por exemplo, opções que permitem investimentos a partir de R$ 30,00.  

Leia também | Investimento para iniciantes: qual é a melhor opção?  

6. No Dia do Adulto (e nos demais dias), cuide da saúde emocional

Esta é a dica mais importante e que ajudará na realização de todas as outras. Sabemos que o emocional pode conduzir a várias decisões financeiras erradas, afetando o orçamento. 

Por isso, neste ano que se inicia, priorize a saúde emocional. O consumismo pode ser uma consequência de problemas emocionais, levando pessoas a gastarem por impulso e a terem vários prejuízos. 

Comprar não pode ser uma válvula de escape quando estamos tristes ou ansiosos. Uma simples compra por impulso – por menor que ela seja – deixa mais distante a realização de um sonho maior.  

Se for preciso, peça ajuda profissional para tratar esse problema.  

Leia também | Oneomania: doença do consumo compulsivo que afeta as finanças 

7. Mantenha o score alto

Por fim, aproveite o Dia do Adulto para aumentar a pontuação de crédito. Isso é importante na hora de conseguir cartões, empréstimos e financiamentos, caso seja necessário.  

O score é uma das pontuações que os bancos avaliam antes de conceder o crédito. Ele sinaliza às instituições financeiras se o adulto é ou não é um bom pagador e se tem dívidas em aberto. 

No Serasa Score, por exemplo, a pontuação considerada boa é acima de 501 pontos – mas o ideal é que ela esteja acima de 701.   

Confira no próximo post dicas para aumentar seu score de crédito

Serasa Score: consulte grátis a sua pontuação de crédito

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.