Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Antecedencia Ajuda No Score

Antecedência ajuda no Score ao pagar as contas?

Entenda qual a relação entre o pagamento de faturas e o cálculo da pontuação de crédito.

Atualizado em: 26 de agosto de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulheres fazem compras usam cartão de crédito e smartphone, close-up

Muitos consumidores, ao desejar ver a pontuação de crédito crescer, se questionam se pagar as contas com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. Esse é um dos mitos sobre o Serasa Score. Pagar uma conta antes do vencimento, seja de cartão de crédito ou qualquer outra fatura, não aumenta nem reduz a pontuação de crédito.

Conseguir pagar as contas com antecipação é um ótimo sinal, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, quitar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito. Pagar atrasado é que pode influenciar a pontuação – nesse caso negativamente.

Os consumidores que preferem pagar as faturas antes da data como forma de controlar os gastos podem manter esse hábito, que funciona como uma garantia de que nenhuma conta fique com pagamento atrasado por esquecimento.

É o pagamento sempre em dia e o compromisso com o crédito que impactam positivamente o Serasa Score ao longo do tempo.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

Antecedência ajuda no Score?

Não, pagar as contas com antecedência não aumenta nem diminui o Serasa Score. O importante é pagar os boletos em dia: o compromisso com o crédito é o fator que mais tem peso no cálculo da Serasa para chegar à pontuação individual de cada consumidor. Entretanto, para o Score, não faz diferença se a conta foi paga com antecipação ou no dia do vencimento.

O que influencia o Serasa Score – negativamente, nesse caso – é o atraso de faturas e parcelas. Isso acontece porque existe uma relação direta entre pagamento de boletos e Score.

A pontuação de crédito da Serasa sinaliza ao mercado a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia. Portanto, ser pontual com os pagamentos é um dos pontos-chave para uma boa pontuação.

Leia também | Qual Score é bom para empréstimo?

Paguei fatura do cartão com antecedência e meu Score diminuiu. Por quê?

É importante reforçar: assim como não há aumento, o Serasa Score também não diminui com pagamentos antecipados. Se isso ocorreu, é provável que tenha sido por outros motivos que realmente impactam a pontuação.

Vale a pena pagar contas antes do vencimento?

Afinal, é bom pagar fatura antecipada? Apesar de não fazer diferença para o Serasa Score, pagar as contas antes do vencimento pode impactar positivamente a vida financeira. Porém, isso pode ter desvantagens também. É importante avaliar. 

Antecipação de pagamentos


Benefícios
Elimina o risco de pagar multa por atraso no caso de esquecimento.
Evita que o dinheiro da conta seja diluído em gastos desnecessários.
Alguns financiamentos e operadoras de cartão oferecem desconto para pagamento antecipado.
Quando são faturas do cartão de crédito, o limite de compras é novamente liberado.
Desvantagens
Se não houver desconto no pagamento antecipado, isso pode descapitalizar sua renda. Afinal, o valor poderia estar rendendo em uma aplicação até o dia do vencimento da fatura.
Se acontecer algum imprevisto, esse valor pode fazer falta no orçamento.

Como aumentar o Serasa Score

Além de manter a pontualidade e pagar as contas até a data do vencimento, outros hábitos podem aumentar o Serasa Score. A pontuação de crédito é dinâmica e muda conforme o momento e o histórico financeiro do consumidor.

Confira cinco dicas para aumentar a pontuação:

  1. Regularize as pendências financeiras

    Para aumentar o Serasa Score, é fundamental renegociar dívidas negativadas. Confira as oportunidades do Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país, com ofertas de até 90% de desconto.

    Quem tem mais de uma negociação pela plataforma pode ativar a funcionalidade Carrinho de Ofertas e pagar todas em uma mesma data no mês, reduzindo a chance de esquecimento.

     

  2. Mantenha os dados atualizados na Serasa

    Sempre que mudar de endereço ou de telefone, informe à Serasa. Isso é importante porque, quanto mais atualizadas estiverem as informações básicas, mais confiável será o cadastro.

     

  3. Contas em dia, sempre!

    Para garantir as contas sempre em dia, uma sugestão é deixar o débito automático programado ou habilitar um lembrete como o Minha Contas, ferramenta gratuita da carteira digital da Serasa. Assim, não há o risco de esquecer um boleto e prejudicar a pontuação por um descuido.

     

  4. Acompanhe o Cadastro Positivo

    O Cadastro Positivo registra informações que as empresas consideram importantes na hora de liberar crédito. Ele ajuda a mostrar para o mercado o histórico do consumidor, as contas pagas e o bom relacionamento com bancos e empresas.

    O Cadastro Positivo pode ser acessado no site da Serasa, fazendo login e enviando documentos para confirmar a identidade (caso o consumidor ainda não tenha cadastro).

     

  5. Ative a Conexão Bancária

    Essa é uma ferramenta na qual o consumidor concorda em compartilhar dados bancários com a Serasa, como informações cadastrais e movimentações de conta.

    Dessa forma, o Score consegue ser mais assertivo, porque a Serasa tem informações extras para compor o cálculo. Ativar a Conexão Bancária nem sempre vai levar ao aumento do Score, mas é certo que a pontuação não diminuirá por esse motivo. Ou seja, você só tem a ganhar.

Serasa oferece análise personalizada da vida financeira do consumidor

O Diagnóstico Financeiro é um relatório pago e personalizado do histórico financeiro do consumidor, que identifica os principais fatores que estão impactando a pontuação.

O documento oferece recomendações de especialistas da própria Serasa sobre como aumentar o Score para cada caso. O serviço pode ser contratado na plataforma da Serasa por R$9,99. Vale ressaltar que o diagnóstico aponta caminhos, que podem ou não ser seguidos pelo usuário, mas não garante o aumento automático do Serasa Score. A melhora da pontuação é sempre o resultado da mudança de comportamento do consumidor.

Como é feito o cálculo do Serasa Score

  • A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1.000 – quanto mais alta, maiores são as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Esse valor é o resultado de um cálculo que considera quatro fatores principais, com diferentes pesos:

  • ●     Compromisso com crédito (55%): é o fator mais importante, relacionado com o pagamento em dia de faturas como cartão de crédito, parcelamentos em lojas e empréstimos. Novos contratos de empréstimo, mesmo que pagos em dia, também podem por um tempo reduzir a pontuação, ao significar que parte da renda está comprometida. Porém, conforme as parcelas e faturas são pagas em dia, a pontuação tende a se restabelecer.
  • ●     Registro de dívidas e pendências (33%): o cálculo também leva em conta os registros no cadastro de inadimplência ou outras situações, como protestos e cheques sem fundo. Falências de empresas associadas ao CPF também pesam negativamente.
  • ●     Consultas ao CPF (6%): são as consultas feitas pelas empresas antes de aprovar crédito, para conhecer o perfil financeiro do cliente. Se houver registro de muitas consultas em pouco tempo, isso pode significar que o usuário precisa com urgência de dinheiro, o que aumenta o risco de inadimplência. Por isso, faça simulações de empréstimo com cautela.
  • ●     Evolução financeira (6%): esse fator está relacionado ao tempo de relacionamento do usuário com o mercado de crédito e seu histórico.

Confira o Serasa Score com frequência

Checar com regularidade as variações do Score é uma forma de entender como a pontuação muda conforme as diferentes decisões financeiras tomadas. A consulta é rápida e gratuita.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

  • Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.33 de 5

Artigos relacionados